top of page

História de Raça Golden Retriever

         A raça Golden Retriever foi criada originalmente na Escócia, em meados do século 19. Nessa época, a caça de aves selvagens era um esporte muito popular entre os aristocratas escoceses, porém os cães que acompanhavam os caçadores durante as caçadas não eram considerados aptos para recuperar a caça abatida em água e em terra. Como o esporte era praticado em regiões pantanosas, cercadas por rios e lagos, os cães deveriam demonstrar aptidão para recuperar a caça tanto em terra quanto na água.

        Com esse objetivo, os melhores spaniels e cães d'água foram cruzados com os retrievers existentes na região. Mais adiante, o resultado desses cruzamentos culminou na criação da raça Golden Retriever como conhecemos hoje. A cruza original se deu entre um retriever de cor amarela e uma fêmea do extinto Tweed Water Spaniel, que era comum naquela região. Os filhotes desse cruzamento se tornaram a base do programa de criação, que incluiu ainda outras raças durante o processo de aprimoramento genético, como o Cão D'Água de São João (raça que deu origem ao Labrador Retriever), o Setter Irlandês e outros retrievers.
       A raça Golden Retriever foi finalmente reconhecida pelo Kennel Clube Inglês em 1911, com o nome de Retriever (Golden and Yellow). Quatorze anos mais tarde, a raça foi reconhecida também nos Estados Unidos.

 

Porque ter Golden Retriever?

* Por ser companheiro e amoroso.

* Por ser obediente e inteligente.

* Por ser alegre e resistente.

* Pelo manejo simples.

* Porque é afetuoso e sociável.

* Porque é predisposto à obediência

 

bottom of page